Como anuncio sem pagar nada?

Como faço um ANÚNCIO GRÁTIS no quero ônibus?

 
Fazer um anúncio grátis no Quero Ônibus pode ser bastante simples ou uma tarefa bem detalhista que gera um anúncio com muita qualidade, basta conhecer e seguir alguns passos. Nem tudo é tudo é obrigatório - na verdade muito pouco é - e você pode fazer um anúncio bem simples e rápido. Mas por outro lado considere que quanto mais completo ele for, maiores serão as chances dele se propagar na rede e chegar ao seu interessado.

 A seguir detalharemos como funciona a inserção de anúncios no site em todos os seus aspectos. Esse tutorial presume que você já esteja cadastrado no site e já tenha feito o seu login.

Após fazer o se cadastrar no site ou fazer o login o usuário é enviado para a tela "Painel" onde hoje existem quatro botões. Para fazer um novo anúncio o usuário deve escolher "Novo anúncio", é o segundo botão identificado com um ícone mostrando uma placa de vende-se em um para-brisa de ônibus. Clicando nesse botão você será direcionado para a primeira tela do novo anúncio.


A primeira página: dados essenciais

Nesta página o você dirá ao interessado os dados essenciais, em sua maioria obrigatórios, sobre o seu ônibus. Não se preocupe em tentar "enfiar" contatos aqui ou dizer tudo que o seu veículo é e muito menos se pergunte como colocar as fotos. Isso vem depois! Os dados obrigatórios são marcados com um "*". Os dados essências são descritos a seguir:


  • Título do anúncio: Diga em poucas palavras o que o você está vendendo. Se concentre aqui, pois isso é uma das primeiras coisas que alguém que está acessando o seu anúncio pelos mecanismos de pesquisa como o Google vai ver. Na figura abaixo temos um título que diz tudo, mas poderia ser um pouquinho melhor, por exemplo "Troco ônibus Torino por carro".
  • Descrição curta: Embora essa informação seja opcional ela é muito importante no nosso ver, pois especifica melhor o título e aparecem em todas as listagens de anúncios. Um exemplo de descrição curta para o anúncio de exemplo seria "1 c/ Bancos rodoviários, 2 Preparados para rural".
  • Preço: Aqui no preço coloque apenas números, por exemplo, se quer dizer que o carro vale R$ 30.000,00 coloque 30000, sem pontos ou virgulas. Utilize ponto ou virgula apenas se for colocar os centavos. Caso deseje que apareça "Consulte" no lugar do preço digite o valor -1 ou click no link: "Não desejo que o preço do veículo apareça no anúncio ("consulte"). Obs: anúncios com preços são mais vistos.".
  • Unidades disponíveis: Caso você tenha mais de um veículo com a mesma configuração, coloque a quantidade aqui. No anúncio aparecerá: "[quantidade] unidades disponíveis a [valor] cada", onde [quantidade] é quantos carros você tem a venda e [valor] é o preço unitário.
  • Tipo de ônibus: Selecione "Rodoviário" se ele for rodoviário ou "Urbano" se for urbano. Primitivamente essa caixa segmentará os veículos nessas duas sessões, ou seja, quem escolher ver os veículos rodoviários não verá os urbanos na listagem, por isso atenção nessa caixa porque ás vezes até mesmo eu, distraído, acabo esquecendo dela e um carro urbano fica marcado como rodoviário.
  • Ano e modelo: São os ano e ano do modelo em que foi fabricado o seu veículo, por exemplo, é comum vermos veículos fabricados depois de setembro de 1991 sendo 1991/1992. O ano é informação obrigatória, o modelo não (na verdade assumimos que se estiver em branco é o mesmo, por exemplo, 1991/1991). A informação aqui é de 4 dígitos, não digite a forma reduzida que dá erro.
  • Pais: Selecione o pais onde o veículo se encontra.
  • Estado: Selecione o estado onde o veículo se encontra.
  • Cidade: Selecione a cidade onde o veículo se encontra.

Observação sobre o pais, o estado e a cidade: conforme é selecionado na caixa, a mais específica carrega os seus elementos, por exemplo, quando selecionar o estado do Paraná serão carregadas as cidades desse estado na caixa "Cidade".
Clicando no botão "Salvar" você a informação será guardada no banco de dados, seu anúncio criado (ou atualizado) e você será enviado para a tela "Chassis", detalhada a seguir.

A segunda página: Chassis

Se você tiver dúvidas sobre qual é o chassis do seu ônibus procure no documento ou na plaqueta de identificação da montadora que geralmente fica em alguma parte da cabine. No nosso ver quanto melhor especificadas as telas "Chassis" e a próxima, "Carroceria", maiores são as chances de exito uma vez que o seu anúncio aparecerá nas listagens corretas, será oferecido em outros anúncios de veículos semelhantes e aparecerá listado no lugar de anúncios que já foram retirados do site quando alguém "cair" neles vindo do Google ou de algum link antigo guardado nos favoritos (click aqui para ver um exemplo desse tipo de situação).

  • Marca: Selecione o fabricante do chassis do seu ônibus: "Mercedes-Benz". 
  • Modelo: Selecione o modelo do chassis, por exemplo: "O-400".
  • Versão: Selecione a versão do chassis, por exemplo: "RSD".
  • Combustível: Diesel (trocar se for outro).
  • Motor: Modelo do motor, por exemplo: "OM-447 LA".
  • Câmbio: Modelo do câmbio, por exemplo: "S 6-1550"
  • Quilometragem: Quilometragem já percorrida pelo carro, por exemplo: "500000" para meio milhão de km.


Os dados "Motor", "Câmbio" e "Quilometragem" são dispensáveis, mas os "Marca", "Modelo" e "Versão" são essenciais para um bom anúncio. Ao final click em "Salvar" e você será enviado para a tela "Carrorceria", detalhada a seguir.

A terceira página: Carroceria

A tela para inserção dos dados da carroceria é bastante parecida com a do chassis com apenas algumas particularidades. 
No caso dos ônibus mais antigos dificilmente aparece o nome e modelo da carroceria no documento, então se tiver dúvidas procure a plaquinha do fabricante na cabine. Muita gente não dá importância para um detalhe como esse, mas na hora de comprar as pessoas procuram bastante pelas marcas de carrocerias, modelos e versões e uma venda pode ser perdida por uma simples informação. 
Como acontece no caso dos dados do chassis, os campos "Marca", "Modelo" e "Versão" são utilizados para estabelecer quais veículos são semelhantes ao de um anúncio e consequentemente devem ser oferecidos para o interessado que o estiver visitando aquele anúncio em questão.


  • Marca: Selecione o fabricante da carroceria do seu ônibus, por exemplo: "Marcopolo".
  • Modelo: Selecione o modelo da carroceria do seu ônibus, por exemplo: "Paradiso GV".
  • Versão: Selecione a versão da carroceria do seu ônibus, por exemplo: "1450LD".
  • Lugares: Qual é a lotação do seu ônibus? O valor padrão é 46, ajuste para quantos passageiros o seu ônibus pode levar. Em geral é o número em que está no documento, mas em alguns casos existem alguns bancos a mais que não foram regularizados ainda. Nesse último caso você pode colocar o número de bancos e explicar na descrição que carece de regularização desse ítem.
  • Posição do motor: É a posição no ônibus onde está instalado o motor, pode ser: "Dianteiro", "Traseiro" ou "Central". 
  • Portas: Número de portas que o ônibus tem, por exemplo "3".
  • Cor: Cor predominante, por exemplo, "Azul".


A quarta página: faça uma descrição do seu ônibus

Nesta página você é livre para escrever a vontade e no momento pode até colocar o seus telefones aqui (num futuro próximo haverá um meio mais correto [e obrigatório] de fazer isto), mas lembre-se: NÃO COLOQUE LINKS PARA SITES EXTERNOS
Você é livre para colocar links para outros anúncios que você tenha no Quero Ônibus ou até para a sua loja (blog) no site, mas de maneira nenhuma pode colocar um link para o seu site, da sua empresa ou blog fora do nosso domínio. 

Se deseja promover o seu site ou blog de venda de veículos que não seja o Quero Ônibus nos consulte sobre a compra de espaços publicitários. Temos diversos quadros publicitários a venda em condições bem interessantes de inauguração desse serviço. Click aqui para consultar!

Ao terminar de editar o seu texto click em "Salvar" e será enviado para a tela para inserção das fotos.

A quinta página: finalmente, as fotos!

Anúncios com fotos são bem mais valorizados pelos interessados do que os sem e o anúncio básico pode fazer o upload de até 8 fotos.

Ao selecionar 4 fotos click em "Salvar as imagens" para envia-las ao servidor, repita o processo quantas vezes achar necessário.

Ao terminar de fazer o upload das fotos click em "Salvar" e será enviado para a tela para a especificação de acessórios, aplicações e outros tipo de item que servem para segmentar o seu anúncio.




A sexta página: acessórios e aplicações do seu ônibus


Saiba que muita gente nem preenche essa tela - alguns sequer escrevem algo na descrição - mas essa tela é bem interessante. Se você notar nas páginas de busca do site tem um menu lateral onde é possível escolher dentre os tipos de veículo "Ônibus", "Midi ou micrão", "Micro-ônibus" e "Van ou perua". Pois é, é aqui que se enquadra o seu ônibus numa dessas categorias.

Além disso, mais a baixo, você encontra também links para determinados tipos de aplicação como "Ônibus luxuosos para turismo", "Ônibus de turismo", "Ônibus rodoviários", "Ônibus urbano", "Ônibus inter-municipal", "Ônibus adaptado para banda", "Ônibus escolar", "Ônibus para transporte rural", "Motor-home", "Furgão Cargueiro" e "Ônibus antigos".

Com exceção das listagens  "Ônibus rodoviários" e "Ônibus urbano" que são controladas pela opção "Tipo de ônibus", na tela principal e "Ônibus antigos" que é controlada pelo "Ano" (maior de 30 anos), as demais são governadas pelas suas escolhas nas opções de "Aplicação para o ônibus" na tela abaixo, então se fizer escolhas sábias aqui irá mostrar o seu ônibus para as pessoas certas!

Quanto aos acessórios amplamente disponíveis nas outras opções dessa tela serão listados no corpo do seu anúncio e servem para atrair ainda mais a atenção do visitante para o seu veículo.

Estamos trabalhando em uma outra versão do site com auto-filtros para acessórios, então quem tiver a disciplina com essa tela obterá certa vantagem nisso com as novas listagens.


Click em "Salvar" e o seu anúncio estará terminado e então você será direcionado para a pasta dos "Anúncios Ativos" no seu painel de controle.Os anúncios são válidos por 3 meses e, se não tiver manifestação do anunciante passarão para o estado de "expirados" (click aqui para ver os seus anúncios expirados). Os anúncios - expirados ou não - poderão ser editados a qualquer tempo e ao final da edição irão para o topo da lista de anúncios, sendo mostrado nos primeiros lugares das listagens.Em breve teremos tutoriais ensinando a editar e renovar anúncios.

Achei muito difícil, qual seria o anúncio mínimo?

Se você preencher os dados da primeira tela já tem um anúncio, mas ele não é muito útil, embora diga para o mundo que você está vendendo alguma coisa. Eu diria que o anúncio mínimo seria preencher a primeira tela, as opções de "Marca", "Modelo" e "Versão" das telas chassis e carroceria e a "Lotação" na carroceria. 

Fotos são extremamente recomendadas, mas logicamente não são obrigatórias, fica a cargo de você decidir se deseja coloca-las.

Ainda tem dúvidas?


Se ainda tem dúvidas ou está enfrentando problemas ao anunciar escreva pra gente e responderemos o mais rápido possível!

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Dicionário

  • "Bexiga" - câmaras de ar da suspensão a ar, também chamados de "bolsões"
  • "Busscar sapão" - apelido dos Elbuss da Busscar devido ao design da sua frente.
  • "Cabritinha" - Apelido do Monobloco O-362 da Mercedes-Benz
  • "Carneirinho" - apelido dado pelos "muambeiros" aos ônibus que faziam viagens bate e volta para o Paraguai. Em geral eram CMAs ou Dinossauros brancos.
  • "Chifrudos" - Denominação para os ônibus equipados com retrovisores modernos, em formato de chifres.
  • "Double Decker" - ônibus de dois andares.
  • "Latão" - ônibus.
  • "Low Driver" - Ônibus que tem o posto do motorista rebaixado a fim de posicionar as primeiras poltronas do veiculo em um assoalho construído logo acima da cabine do motorista, criando uma visão panorâmica para esses passageiros.
  • "Maçarico" - denominação comum para ônibus com motor aspirado, sem turbina.
  • "Maçarico" - Motor aspirado, não turbinado
  • "Melância" - Referência aos ônibus MB O-370 e O-371 monoblocos. O apelido surgiu devido ao formato de sua carroceria.
  • "Mulão" - Apelido do Monobloco O-355 da Mercedes-Benz
  • "Pinga-pinga" - ônibus que faz diversas paradas, inclusive fora de rodoviárias e não programadas, ao longo do seu itinerário.
  • "Queixo duro" - ônibus sem direção hidráulica.
  • "Vista" - itinerário.
  • Ar condicionado de bagageiro -
  • Ar condicionado de teto -
  • Bagageiros - local destinado a guardar malas e volumes médios e grandes pertencentes aos viajantes em ônibus rodoviários.
  • Bancada - Conjunto de poltronas, bancos de um ônibus.
  • Banco da puta -> banco da guia.
  • Banco do tonto -> poltrona que fica na última fileira, no meio do corredor. Sem banco à sua frente para se segurar, o tonto corre o risco de voar em caso de freada brusca.
  • Barriga de vidro -> ônibus de dois andares (double decker).
  • Bonecos -> passageiros.
  • Cabeceira - Espécie de fronha geralmente feita de lycra. Essa é utilizada para evitar o contato entre as cabeças dos passageiros e o tecido das poltronas o que assegura a higiene já que as cabeceiras podem ser facilmente retiradas para lavagem. Além disto a empresa pode ter jogos estras de cabeceiras para substituição enquanto as outras são lavadas.
  • Cabeça de fogo - ônibus com motor dianteiro.
  • Cabrito - Veiculo adulterado ou clonado.
  • Cabrito - ônibus remarcado ou reconstruido utilizando peças de dois ou mais veiculos.
  • Calefação - aquecedor
  • Chassis -> É uma estrutura de suporte onde a mecânica e a carroceria são montadas. Esse tipo de construção se contrapõe ao monocoque e ainda hoje é muito comum principalmente em ônibus com motor dianteiro.
  • Clandestino - segundo Michaelis: "clan.des.ti.no adj (lat clandestinu) 1 Dir Que não apresenta as condições de publicidade prescritas na lei. 2 Feito às escondidas. sm Passageiro que viaja escondido".
  • Clone - Veiculo adulterado com as caracteristicas e documentos de um outro veiculo devidamente legalizado.
  • Eixos em tandem -
  • Encarroçado - Veículo montado em duas fases por duas empresas diferentes. Primeiramente é construido um chassis ou plataforma, de acordo com as especificações do cliente, e depois este enviado para o outro fabricante independente do primeiro para que seja construída a carroceria.
  • Escotilhas de ventilação -
  • Itinerário - Visor mecânico ou eletronico aonde são apresentadas informações sobre a origem e o destino do ônibus. Em alguns lugares este equipamento também é conhecido como "vista".
  • Joaninhas - Referência aos ônibus com retrovisores modernos com carcaça de plástico.
  • Maneco -> Manete do freio de mão.
  • Monobloco (quando usado como termo técnico é sinônimo de monocoque) - No contexto de ônibus, a expressão monobloco caracteriza veículos que tiveram tanto a carroceria quanto o chassis produzidos pelo mesmo fabricante, ou seja, montados em uma unica fase.
  • Monocoque - É uma técnica de construção onde a própria estrutura da carroceria suporta toda, ou a maior parte do peso, ao contrário da construção utilizando chassis. O precursor dessa técnica no Brasil foi o Ciferal Dinossauro.
  • Mão amiga - A "mão amiga" é a designação popular para a conexão do circuito de ar dos freios e suspensão a reboque ou semi-reboque (pode ser encontrado nos veiculos combinados como Romeu & Julieta). Certa atenção extra deve ser dada a esse equipamento devido a marginais desconectarem essas mangueiras em paradas (como postos de combustíveis e restaurantes) a fim do veículo rodar apenas mais alguns quilômetros antes de ficar imobilizado em um local ermo, assim que acabar o ar do sistema, facilitando a sua abordagem pelos criminosos.
  • Nielson sete quedas -> Modelo de carroceria de ônibus fabricado pela Nielson na década de 70 e início da de 80 que tinha como caracteristica ter 4 "quedas" (desniveis) na parte da frente do teto e mais 3 na parte de trás.
  • Peso bruto total -
  • Peso por eixo -
  • Porta pacotes - prateleira instalada sobre as poltronas do salão de passageiros a fim de guardar as bagagens de mão dos passageiros.
  • Portas/tampas de bagageiro pantográficas -
  • Reencarroçado - Veículo que rodou por grande parte de sua vida útil com uma carroceria e em determinado momento teve esta trocada por outra mais nova. Entre os principais motivos para esta troca estão o desgaste da carroceria antiga, defasagem tecnológica e destruição da carroceria original em um acidente de trânsito.
  • Romeu & Julieta - Veículo para transporte de passageiros que combina um ônibus convencional adicionado de um reboque também encarroçado como ônibus. Esta é uma solução antiga que tentava ajustar o tamanho do ônibus à demandas variáveis em certas linhas.
  • Salão de passageiros -
  • Toco -> ônibus dotado de apenas dois eixos.
  • Trucado -> ônibus dotado de três ou mais eixos.
  • Vidros Colados -
  • Vidros fixos -
  • Ônibus (em Portugal auto-carro) - Do latin omnibus (tradução: "para todos") é um veículo cuja principal função é o transporte de grande quantidade de passageiros por via terrestre com rodagem sobre pneus.