Resolução da ANTT obriga empresas de fretamento e turismo a oferecerem SAC.

Pequenos empresários de ônibus buscam solução para o problema do SAC.

Leia também: "Câmara avalia vida útil de ônibus interestaduais".





Resolução da ANTT obriga empresas de fretamento e turismo
a oferecerem SAC

Você sabia que a sua empresa de turismo ou fretamento que efetua transporte interestadual deverá implantar em 180 dias um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)? Pois é, a resolução da ANTT do dia 18 de agosto de 2010, publicada ontem no diário oficial obriga as empresas de fretamento a terem um serviço de SAC, também conhecido como 0800, disponível para o consumidor 24 horas por dia.
Essa norma regulamenta o Decreto nº 6523 assinado pelo presidente Lula em 31 de julho de 2008 que estabelece as normas de atendimento pelo telefone para serviços regulados pelo poder público federal.
Segundo o Decreto, o SAC deverá atender o cliente e terá a obrigação de resolver as demandas dos consumidores dando informações sobre o serviço, resolvendo dúvidas, e suspensão ou cancelamento dos contratos de serviço sendo que o Decreto apenas não obriga a venda ou oferta dos produtos através do telefone.
Existem várias exigências, mas as principais são que a ligação deverá ser totalmente gratuita para o consumidor, o tempo para acessar um atendente não pode passar de um minuto, se houver menu a opção “falar com um atendente” deverá constar em todas as divisões do menu, o fornecedor não poderá finalizar a ligação antes da conclusão do atendimento, a obrigatoriedade do acesso para para deficientes auditivos e de voz e a ampla divulgação do número de discagem gratuita em todos os impressos da empresa, bem como em seu site na Internet. Leia o Decreto presidencial na integra.
A resolução da ANTT estabelece também que nos casos de reclamação ou cancelamento de serviços, o atendente não poderá transferir a ligação, assim todos os atendentes deverão estar autorizados a executar essas funções. Ainda segundo a ANTT, as informações ao consumidor devem ser prestadas imediatamente e as reclamações deverão ser resolvidas em até cinco dias úteis a partir do registro. As multas em caso de irregularidades na prestação do serviço de atendimento ao consumidor vão de dez mil a trinta mil vezes o coeficiente tarifário. Leia a resolução da ANTT na integra.
Para as empresas que executam transporte regular de passageiros essa norma entra em vigor amanhã.
Na opinião do euqueroumonibus esse tipo de regulamentação, conveniente a estrutura de grandes empresas, é insensível com as pequenas empresas de turismo, que muitas vezes possuem apenas um ou dois ônibus, mas oferecem um atendimento familiar e dedicado aos seus passageiros, mediado pelo próprio proprietário que na maioria das vezes se dedica vinte e quatro horas por dia em tocar sua empresa e garantir o pão na mesa da sua família e na dos seus funcionários.

Envie sua opinião sobre esse assunto para o e-mail contato@euqueroumonibus.com.br. Esperamos poder utiliza-la no prosseguimento desta matéria.





Pequenos empresários de ônibus buscam
solução para o problema do SAC


Durante o fim de semana recebi e-mails de pessoas bastante preocupadas com o futuro de suas empresas diante desta nova norma. Infelizmente tive de responder que a resolução, e a própria lei, não apontam exceções, então não interessa se é uma empresa grande ou pequena,vai ter que possuir um SAC.
Mas ainda não é o momento de jogar a toalha, pois alguma solução deverá ser encontrada. Através de uma pesquisa preliminar feita pelo eu quero um ônibus, sabemos que existe serviço 0800 a partir de 29 centavos por minuto. O problema no momento é atender as várias exigências, principalmente na parte burocrática (gravação da ligação e registros da mesma para posterior encaminhamento para a ANTT), acessibilidade (atendimento de deficientes auditivos/fonéticos).
No registro das ligações deverá constar a data, a hora e o objeto da demanda, ou seja, a reclamação, pedido de informação ou cancelamento. Os registros das ligações com o detalhamento dos atendimentos efetuados deverão ser encaminhados a ANTT a cada seis meses através do endereço eletrônico sacempresas@antt.gov.br . A agência também já disponibilizou um O800 para denuncias por parte dos usuários.
Se algum leitor já conseguiu abrir o seu SAC, por favor, nos escreva a respeito através do e-mail contato@euqueroumonibus.com.br.

Leia também: Resolução da ANTT obriga empresas de fretamento e turismo a oferecerem SAC.

Leia também: Uma notícia a partir do website da ANTT.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou empresário do ramo e a solução que optei foi a terceirização do serviço.
A empresa SAC disponibilizou uma solução completa que atende as exigências da ANTT.
Mais informações em http://www.sac.tur.br

Anônimo disse...

O melhor, realmente, é a terceirização que alia custo acessível e nenhuma dor de cabeça

Dicionário

  • "Bexiga" - câmaras de ar da suspensão a ar, também chamados de "bolsões"
  • "Busscar sapão" - apelido dos Elbuss da Busscar devido ao design da sua frente.
  • "Cabritinha" - Apelido do Monobloco O-362 da Mercedes-Benz
  • "Carneirinho" - apelido dado pelos "muambeiros" aos ônibus que faziam viagens bate e volta para o Paraguai. Em geral eram CMAs ou Dinossauros brancos.
  • "Chifrudos" - Denominação para os ônibus equipados com retrovisores modernos, em formato de chifres.
  • "Double Decker" - ônibus de dois andares.
  • "Latão" - ônibus.
  • "Low Driver" - Ônibus que tem o posto do motorista rebaixado a fim de posicionar as primeiras poltronas do veiculo em um assoalho construído logo acima da cabine do motorista, criando uma visão panorâmica para esses passageiros.
  • "Maçarico" - denominação comum para ônibus com motor aspirado, sem turbina.
  • "Maçarico" - Motor aspirado, não turbinado
  • "Melância" - Referência aos ônibus MB O-370 e O-371 monoblocos. O apelido surgiu devido ao formato de sua carroceria.
  • "Mulão" - Apelido do Monobloco O-355 da Mercedes-Benz
  • "Pinga-pinga" - ônibus que faz diversas paradas, inclusive fora de rodoviárias e não programadas, ao longo do seu itinerário.
  • "Queixo duro" - ônibus sem direção hidráulica.
  • "Vista" - itinerário.
  • Ar condicionado de bagageiro -
  • Ar condicionado de teto -
  • Bagageiros - local destinado a guardar malas e volumes médios e grandes pertencentes aos viajantes em ônibus rodoviários.
  • Bancada - Conjunto de poltronas, bancos de um ônibus.
  • Banco da puta -> banco da guia.
  • Banco do tonto -> poltrona que fica na última fileira, no meio do corredor. Sem banco à sua frente para se segurar, o tonto corre o risco de voar em caso de freada brusca.
  • Barriga de vidro -> ônibus de dois andares (double decker).
  • Bonecos -> passageiros.
  • Cabeceira - Espécie de fronha geralmente feita de lycra. Essa é utilizada para evitar o contato entre as cabeças dos passageiros e o tecido das poltronas o que assegura a higiene já que as cabeceiras podem ser facilmente retiradas para lavagem. Além disto a empresa pode ter jogos estras de cabeceiras para substituição enquanto as outras são lavadas.
  • Cabeça de fogo - ônibus com motor dianteiro.
  • Cabrito - Veiculo adulterado ou clonado.
  • Cabrito - ônibus remarcado ou reconstruido utilizando peças de dois ou mais veiculos.
  • Calefação - aquecedor
  • Chassis -> É uma estrutura de suporte onde a mecânica e a carroceria são montadas. Esse tipo de construção se contrapõe ao monocoque e ainda hoje é muito comum principalmente em ônibus com motor dianteiro.
  • Clandestino - segundo Michaelis: "clan.des.ti.no adj (lat clandestinu) 1 Dir Que não apresenta as condições de publicidade prescritas na lei. 2 Feito às escondidas. sm Passageiro que viaja escondido".
  • Clone - Veiculo adulterado com as caracteristicas e documentos de um outro veiculo devidamente legalizado.
  • Eixos em tandem -
  • Encarroçado - Veículo montado em duas fases por duas empresas diferentes. Primeiramente é construido um chassis ou plataforma, de acordo com as especificações do cliente, e depois este enviado para o outro fabricante independente do primeiro para que seja construída a carroceria.
  • Escotilhas de ventilação -
  • Itinerário - Visor mecânico ou eletronico aonde são apresentadas informações sobre a origem e o destino do ônibus. Em alguns lugares este equipamento também é conhecido como "vista".
  • Joaninhas - Referência aos ônibus com retrovisores modernos com carcaça de plástico.
  • Maneco -> Manete do freio de mão.
  • Monobloco (quando usado como termo técnico é sinônimo de monocoque) - No contexto de ônibus, a expressão monobloco caracteriza veículos que tiveram tanto a carroceria quanto o chassis produzidos pelo mesmo fabricante, ou seja, montados em uma unica fase.
  • Monocoque - É uma técnica de construção onde a própria estrutura da carroceria suporta toda, ou a maior parte do peso, ao contrário da construção utilizando chassis. O precursor dessa técnica no Brasil foi o Ciferal Dinossauro.
  • Mão amiga - A "mão amiga" é a designação popular para a conexão do circuito de ar dos freios e suspensão a reboque ou semi-reboque (pode ser encontrado nos veiculos combinados como Romeu & Julieta). Certa atenção extra deve ser dada a esse equipamento devido a marginais desconectarem essas mangueiras em paradas (como postos de combustíveis e restaurantes) a fim do veículo rodar apenas mais alguns quilômetros antes de ficar imobilizado em um local ermo, assim que acabar o ar do sistema, facilitando a sua abordagem pelos criminosos.
  • Nielson sete quedas -> Modelo de carroceria de ônibus fabricado pela Nielson na década de 70 e início da de 80 que tinha como caracteristica ter 4 "quedas" (desniveis) na parte da frente do teto e mais 3 na parte de trás.
  • Peso bruto total -
  • Peso por eixo -
  • Porta pacotes - prateleira instalada sobre as poltronas do salão de passageiros a fim de guardar as bagagens de mão dos passageiros.
  • Portas/tampas de bagageiro pantográficas -
  • Reencarroçado - Veículo que rodou por grande parte de sua vida útil com uma carroceria e em determinado momento teve esta trocada por outra mais nova. Entre os principais motivos para esta troca estão o desgaste da carroceria antiga, defasagem tecnológica e destruição da carroceria original em um acidente de trânsito.
  • Romeu & Julieta - Veículo para transporte de passageiros que combina um ônibus convencional adicionado de um reboque também encarroçado como ônibus. Esta é uma solução antiga que tentava ajustar o tamanho do ônibus à demandas variáveis em certas linhas.
  • Salão de passageiros -
  • Toco -> ônibus dotado de apenas dois eixos.
  • Trucado -> ônibus dotado de três ou mais eixos.
  • Vidros Colados -
  • Vidros fixos -
  • Ônibus (em Portugal auto-carro) - Do latin omnibus (tradução: "para todos") é um veículo cuja principal função é o transporte de grande quantidade de passageiros por via terrestre com rodagem sobre pneus.