03/08/2009 - A DINÂMICA SOBRE O FRETAMENTO ”EVENTUAL”, DEFINIDO PELA SPTRANS

Nota do editor: É indiscutível a importância econômica e social do transporte "especial". A maioria das empresas de transporte, pequenas de fato, sobrevivem essencialmente dele e o mais alarmante é que sem ele será difícil as pessoas conseguirem ir aos seus cultos, passeios de escola, etc. Se ainda tem dúvidas te pergunto: Você autorizaria seu filho a ir em um passeio de escola aonde cada criança entraria com seu vale transporte num ônibus urbano do transporte regular de passageiros, mesmo sobre a supervisão dos professores?

Ao tomar conhecimento das novas “REGRAS” impostas ao serviço de fretamento eventual, dentro da ZONA DE RESTRIÇÃO DE 70 km² , criada pela Prefeitura de São Paulo, por um ATO ADMINISTRATIVO COMPLETAMENTE ILEGAL, por conceito, uma vez que tal medida nem LEI ainda o é, mas DEIXEMOS DE LADO AS APRECIAÇÕES LEGAIS, que serão argüidas em ocasião oportuna.

Segundo informações obtidas junto à CENTRAL da SPTRANS, para que possamos transportar um grupo de escolares, turistas, religiosos e afins, na ZONA DE RESTRIÇÃO, foi criada uma “REGULAMENTAÇÃO” que torna SIMPLESMENTE INVIÁVEL A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, senão vejamos:

É necessário protocolar um PROCESSO ADMINISTRATIVO FORMAL, com exigências descabidas pra quem não se inclui no regime de serviço de FRETAMENTO CONTÍNUO.

Preencher contrato, fornecido pela SPTRANS, onde conste o serviço a ser realizado, quem está tomando o serviço, a ROTA DISCRIMINADA COMPLETA DE IDA E VOLTA, COM OS RESPECTIVO CEPs, HORÁRIO PREVISTO, ENTRE OUTRAS COISAS, UMAS SIMPLES E OUTRAS PRATICAMENTE IMPOSSIVEIS, DEVIDO À DINÂMICA DO SERVIÇO EVENTUAL.

O que mais nos causa espécie é que serão instaladas CAMERAS DE VIGILANCIA, que EMITIRÃO MULTAS INDISCRIMINADAMENTE, o que, num prazo de 10 dias, seremos obrigados a nos dirigir ao DSV, com o PROCESSO ACIMA CITADO, DESDE QUE DEFERIDO, prá que se CANCELEM AS MULTAS, agindo por PRESUMINDO POR PRÉ-CONCEITO, QUE O ONIBUS ESTÁ IRREGULAR...

Ou seja, a empresa tem que se dirigir UMA VEZ, à SPTRANS pra protocolar o pedido de autorização. Aguardar a publicação de “COMUNIQUE-SE” no DIARIO OFICIAL DO MUNICIPIO, pra saber se foi AUTORIZADO. Outra vez, em sendo, retirar autorização. Mais uma vez, se dirigindo ao DSV, pra protocolar CANCELAMENTO DE MULTAS...

Isso é SÉRIO??? ACREDITAM REALMENTE QUE ALGUÉM VÁ CONSEGUIR TRABALHAR??? PRA EMBUTIR ISSO NOS CUSTOS É IMPOSSÍVEL...

A crise financeira que afetou todo o mundo, também deixou sua devastação nesse setor, que está trabalhando em DUMPING, com preços que não expressam nem as necessidades mínimas pra manutenção e sobrevivência das empresas.

A criação de mais essa BUROCRACIA, que é na realidade uma forma de não usar a expressão ‘VOCÊS NÃO PODEM MAIS RODAR”, inviabiliza a prestação desse serviço pra TODA E QUALQUER EMPRESA, pois não se pode acreditar que uma “REGULAMENTAÇÃO” dessas tenha sido criada para atender os PRESTADORES OU A POPULAÇÃO DE FORMA GERAL... TEM ALGO ESTRANHO POR TRÁS DISSO...

É, na verdade, MAIS UMA IMPOSIÇÃO DITATORIAL contra TRABALHADORES, que geram MILHARES DE EMPREGOS, DIRETOS E INDIRETOS.

Mas é PUBLICO E NOTÓRIO que o Sr. Alexandre Moraes, é um EXTERMINADOR DE TRABALHADORES.

Demitiu + de 1.500 trabalhadores da FEBEM, em 2005, em uma canetada.

É MAIS UM DA TROPA DE CHOQUE DO KASSAB, que não está nem um pouco preocupado com as reais condições do TRABALHADOR. Se ESTIVESSE , não estariam deixando AO LÉU o já CAÓTICO TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO PAULO, AO INVÉS DE EMPURRAR PRO ABATEDOURO + UMA FATIA DE USUÁRIOS DE TRANSPORTE...

É POR TOTAL INCREDULIDADE E ASSOMBRO EM TAIS MEDIDAS, QUE RECORRO A ESPALHAR TAIS FATOS, INCLUSIVE AOS NOBRES VEREADORES DE SÃO PAULO, PARA QUE SE LEVANTEM CONTRA MAIS ESSA “TRATORADA” DE GOVERNANTES DESCOMPROMISSADOS COM A CLASSE TRABALHADORA.

André Luis
lapha45@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Dicionário

  • "Bexiga" - câmaras de ar da suspensão a ar, também chamados de "bolsões"
  • "Busscar sapão" - apelido dos Elbuss da Busscar devido ao design da sua frente.
  • "Cabritinha" - Apelido do Monobloco O-362 da Mercedes-Benz
  • "Carneirinho" - apelido dado pelos "muambeiros" aos ônibus que faziam viagens bate e volta para o Paraguai. Em geral eram CMAs ou Dinossauros brancos.
  • "Chifrudos" - Denominação para os ônibus equipados com retrovisores modernos, em formato de chifres.
  • "Double Decker" - ônibus de dois andares.
  • "Latão" - ônibus.
  • "Low Driver" - Ônibus que tem o posto do motorista rebaixado a fim de posicionar as primeiras poltronas do veiculo em um assoalho construído logo acima da cabine do motorista, criando uma visão panorâmica para esses passageiros.
  • "Maçarico" - denominação comum para ônibus com motor aspirado, sem turbina.
  • "Maçarico" - Motor aspirado, não turbinado
  • "Melância" - Referência aos ônibus MB O-370 e O-371 monoblocos. O apelido surgiu devido ao formato de sua carroceria.
  • "Mulão" - Apelido do Monobloco O-355 da Mercedes-Benz
  • "Pinga-pinga" - ônibus que faz diversas paradas, inclusive fora de rodoviárias e não programadas, ao longo do seu itinerário.
  • "Queixo duro" - ônibus sem direção hidráulica.
  • "Vista" - itinerário.
  • Ar condicionado de bagageiro -
  • Ar condicionado de teto -
  • Bagageiros - local destinado a guardar malas e volumes médios e grandes pertencentes aos viajantes em ônibus rodoviários.
  • Bancada - Conjunto de poltronas, bancos de um ônibus.
  • Banco da puta -> banco da guia.
  • Banco do tonto -> poltrona que fica na última fileira, no meio do corredor. Sem banco à sua frente para se segurar, o tonto corre o risco de voar em caso de freada brusca.
  • Barriga de vidro -> ônibus de dois andares (double decker).
  • Bonecos -> passageiros.
  • Cabeceira - Espécie de fronha geralmente feita de lycra. Essa é utilizada para evitar o contato entre as cabeças dos passageiros e o tecido das poltronas o que assegura a higiene já que as cabeceiras podem ser facilmente retiradas para lavagem. Além disto a empresa pode ter jogos estras de cabeceiras para substituição enquanto as outras são lavadas.
  • Cabeça de fogo - ônibus com motor dianteiro.
  • Cabrito - Veiculo adulterado ou clonado.
  • Cabrito - ônibus remarcado ou reconstruido utilizando peças de dois ou mais veiculos.
  • Calefação - aquecedor
  • Chassis -> É uma estrutura de suporte onde a mecânica e a carroceria são montadas. Esse tipo de construção se contrapõe ao monocoque e ainda hoje é muito comum principalmente em ônibus com motor dianteiro.
  • Clandestino - segundo Michaelis: "clan.des.ti.no adj (lat clandestinu) 1 Dir Que não apresenta as condições de publicidade prescritas na lei. 2 Feito às escondidas. sm Passageiro que viaja escondido".
  • Clone - Veiculo adulterado com as caracteristicas e documentos de um outro veiculo devidamente legalizado.
  • Eixos em tandem -
  • Encarroçado - Veículo montado em duas fases por duas empresas diferentes. Primeiramente é construido um chassis ou plataforma, de acordo com as especificações do cliente, e depois este enviado para o outro fabricante independente do primeiro para que seja construída a carroceria.
  • Escotilhas de ventilação -
  • Itinerário - Visor mecânico ou eletronico aonde são apresentadas informações sobre a origem e o destino do ônibus. Em alguns lugares este equipamento também é conhecido como "vista".
  • Joaninhas - Referência aos ônibus com retrovisores modernos com carcaça de plástico.
  • Maneco -> Manete do freio de mão.
  • Monobloco (quando usado como termo técnico é sinônimo de monocoque) - No contexto de ônibus, a expressão monobloco caracteriza veículos que tiveram tanto a carroceria quanto o chassis produzidos pelo mesmo fabricante, ou seja, montados em uma unica fase.
  • Monocoque - É uma técnica de construção onde a própria estrutura da carroceria suporta toda, ou a maior parte do peso, ao contrário da construção utilizando chassis. O precursor dessa técnica no Brasil foi o Ciferal Dinossauro.
  • Mão amiga - A "mão amiga" é a designação popular para a conexão do circuito de ar dos freios e suspensão a reboque ou semi-reboque (pode ser encontrado nos veiculos combinados como Romeu & Julieta). Certa atenção extra deve ser dada a esse equipamento devido a marginais desconectarem essas mangueiras em paradas (como postos de combustíveis e restaurantes) a fim do veículo rodar apenas mais alguns quilômetros antes de ficar imobilizado em um local ermo, assim que acabar o ar do sistema, facilitando a sua abordagem pelos criminosos.
  • Nielson sete quedas -> Modelo de carroceria de ônibus fabricado pela Nielson na década de 70 e início da de 80 que tinha como caracteristica ter 4 "quedas" (desniveis) na parte da frente do teto e mais 3 na parte de trás.
  • Peso bruto total -
  • Peso por eixo -
  • Porta pacotes - prateleira instalada sobre as poltronas do salão de passageiros a fim de guardar as bagagens de mão dos passageiros.
  • Portas/tampas de bagageiro pantográficas -
  • Reencarroçado - Veículo que rodou por grande parte de sua vida útil com uma carroceria e em determinado momento teve esta trocada por outra mais nova. Entre os principais motivos para esta troca estão o desgaste da carroceria antiga, defasagem tecnológica e destruição da carroceria original em um acidente de trânsito.
  • Romeu & Julieta - Veículo para transporte de passageiros que combina um ônibus convencional adicionado de um reboque também encarroçado como ônibus. Esta é uma solução antiga que tentava ajustar o tamanho do ônibus à demandas variáveis em certas linhas.
  • Salão de passageiros -
  • Toco -> ônibus dotado de apenas dois eixos.
  • Trucado -> ônibus dotado de três ou mais eixos.
  • Vidros Colados -
  • Vidros fixos -
  • Ônibus (em Portugal auto-carro) - Do latin omnibus (tradução: "para todos") é um veículo cuja principal função é o transporte de grande quantidade de passageiros por via terrestre com rodagem sobre pneus.