Ao chegar(finalmente...) no local, uma multidão ávida por partir... Vem um cidadão, entra no bus, vê umas 10 pessoas já em pé, e diz:

Aqui cabe muita gente ainda, pessoal... E queria colocar + umas 40 pessoas no meu bus!!! Eu disse: Não. A lei proíbe que ônibus rodoviário carrege passageiros em pé!!!

O cidadão insiste: Vai entrar quantos eu achar que deve...

Aí ele tomou o bonde errado!!! Fechei a porta, avisei aos professores que estavam dentro do carro que não iria deixar mais nenhum passageiro entrar, no que fui prontamente apoiado.

O cidadão, se achando dono do mundo, começou a esmurrar a porta...

Desci, olhei bem pra cara dele, e disse: Não entra mais ninguém no meu carro. Se quizer que eu leve esses que estão aí, tudo bem. Senão, desce todos e eu volto pra garagem.

O cara bate no peito, dizendo que é do “comando de mobilização” do sindicato, que não aceita eu falar assim, que ia reclamar na central, que fazia, que acontecia...

Eu simplesmente disse:

Cara... tchau!!!

Entrei no bus, meti marcha, e deixei o imbecil falando sozinho lá!!!

Nunca vi como gostam de tratar motorista como cachorro sarnento...

Rumo ao destino, trânsito insuportável, e temperatura ainda maior... Mas é a vida... Não tem jeito...

Os passageiros me aplaudiram, dizendo que é comum eles abusarem dos motoristas, quando dessas manifestações, lotando os bus até a tampa.

Sorte a minha, que não aceitei...

Na av. Cupecê, já tinham 2 carros presos pela polícia, justamente por superlotação.

O policial mandei encostar, entrou no carro, olhou, e me falou:

-Você não deveria levar passageiros em pé. Me entregue os documentos do bus, que vamos conversar com o tenente...

O tenente examinou os documentos, deu uma volta em torno do bus, olhou os pneus, subiu os degraus da escada, e me disse:

Aqui estão seus documentos. Boa viagem. E vê se vai na manha, pois tem umas 10 pessoas de pé...É proibido, você sabe, né?

Eu agradeci, e saí rapidinho dali...

Só naquela blitz, com certeza arquitetada pelas autoridades estaduais, sabendo da manifestação que iria ocorrer, já tinham apreendido seis ônibus de colegas nossos...

Mas tudo certo. Indo tudo normalzinho, até chegar na Av. Whashington Luis... Aí o bixo pegô... um transito infernal, calor infernal... Não saía do lugar... Foi assim até o Ibirapuera, em primeira e segunda marchas, torrando diesel e neurônios...

Uma das professoras começou a ter um chilique dentro do bus... no meio da Av. sem condições de estacionar... As outras abanando, dando água... molhando pano e passando nela...

E eu sem saber como resolver de imediato aquela situação, pois metade do bus mandava eu achar um pronto socorro, e a outra metade, queria chegar logo na assembléia...

Cara... eram vinte falando ao mesmo tempo na minha cabeça...

Aí veio a salvação:

A própria “doente” dá um berro e manda todo mundo calar a boca, que ela já tava melhor, e que podia tocar pro local...


(continua...)

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Dicionário

  • "Bexiga" - câmaras de ar da suspensão a ar, também chamados de "bolsões"
  • "Busscar sapão" - apelido dos Elbuss da Busscar devido ao design da sua frente.
  • "Cabritinha" - Apelido do Monobloco O-362 da Mercedes-Benz
  • "Carneirinho" - apelido dado pelos "muambeiros" aos ônibus que faziam viagens bate e volta para o Paraguai. Em geral eram CMAs ou Dinossauros brancos.
  • "Chifrudos" - Denominação para os ônibus equipados com retrovisores modernos, em formato de chifres.
  • "Double Decker" - ônibus de dois andares.
  • "Latão" - ônibus.
  • "Low Driver" - Ônibus que tem o posto do motorista rebaixado a fim de posicionar as primeiras poltronas do veiculo em um assoalho construído logo acima da cabine do motorista, criando uma visão panorâmica para esses passageiros.
  • "Maçarico" - denominação comum para ônibus com motor aspirado, sem turbina.
  • "Maçarico" - Motor aspirado, não turbinado
  • "Melância" - Referência aos ônibus MB O-370 e O-371 monoblocos. O apelido surgiu devido ao formato de sua carroceria.
  • "Mulão" - Apelido do Monobloco O-355 da Mercedes-Benz
  • "Pinga-pinga" - ônibus que faz diversas paradas, inclusive fora de rodoviárias e não programadas, ao longo do seu itinerário.
  • "Queixo duro" - ônibus sem direção hidráulica.
  • "Vista" - itinerário.
  • Ar condicionado de bagageiro -
  • Ar condicionado de teto -
  • Bagageiros - local destinado a guardar malas e volumes médios e grandes pertencentes aos viajantes em ônibus rodoviários.
  • Bancada - Conjunto de poltronas, bancos de um ônibus.
  • Banco da puta -> banco da guia.
  • Banco do tonto -> poltrona que fica na última fileira, no meio do corredor. Sem banco à sua frente para se segurar, o tonto corre o risco de voar em caso de freada brusca.
  • Barriga de vidro -> ônibus de dois andares (double decker).
  • Bonecos -> passageiros.
  • Cabeceira - Espécie de fronha geralmente feita de lycra. Essa é utilizada para evitar o contato entre as cabeças dos passageiros e o tecido das poltronas o que assegura a higiene já que as cabeceiras podem ser facilmente retiradas para lavagem. Além disto a empresa pode ter jogos estras de cabeceiras para substituição enquanto as outras são lavadas.
  • Cabeça de fogo - ônibus com motor dianteiro.
  • Cabrito - Veiculo adulterado ou clonado.
  • Cabrito - ônibus remarcado ou reconstruido utilizando peças de dois ou mais veiculos.
  • Calefação - aquecedor
  • Chassis -> É uma estrutura de suporte onde a mecânica e a carroceria são montadas. Esse tipo de construção se contrapõe ao monocoque e ainda hoje é muito comum principalmente em ônibus com motor dianteiro.
  • Clandestino - segundo Michaelis: "clan.des.ti.no adj (lat clandestinu) 1 Dir Que não apresenta as condições de publicidade prescritas na lei. 2 Feito às escondidas. sm Passageiro que viaja escondido".
  • Clone - Veiculo adulterado com as caracteristicas e documentos de um outro veiculo devidamente legalizado.
  • Eixos em tandem -
  • Encarroçado - Veículo montado em duas fases por duas empresas diferentes. Primeiramente é construido um chassis ou plataforma, de acordo com as especificações do cliente, e depois este enviado para o outro fabricante independente do primeiro para que seja construída a carroceria.
  • Escotilhas de ventilação -
  • Itinerário - Visor mecânico ou eletronico aonde são apresentadas informações sobre a origem e o destino do ônibus. Em alguns lugares este equipamento também é conhecido como "vista".
  • Joaninhas - Referência aos ônibus com retrovisores modernos com carcaça de plástico.
  • Maneco -> Manete do freio de mão.
  • Monobloco (quando usado como termo técnico é sinônimo de monocoque) - No contexto de ônibus, a expressão monobloco caracteriza veículos que tiveram tanto a carroceria quanto o chassis produzidos pelo mesmo fabricante, ou seja, montados em uma unica fase.
  • Monocoque - É uma técnica de construção onde a própria estrutura da carroceria suporta toda, ou a maior parte do peso, ao contrário da construção utilizando chassis. O precursor dessa técnica no Brasil foi o Ciferal Dinossauro.
  • Mão amiga - A "mão amiga" é a designação popular para a conexão do circuito de ar dos freios e suspensão a reboque ou semi-reboque (pode ser encontrado nos veiculos combinados como Romeu & Julieta). Certa atenção extra deve ser dada a esse equipamento devido a marginais desconectarem essas mangueiras em paradas (como postos de combustíveis e restaurantes) a fim do veículo rodar apenas mais alguns quilômetros antes de ficar imobilizado em um local ermo, assim que acabar o ar do sistema, facilitando a sua abordagem pelos criminosos.
  • Nielson sete quedas -> Modelo de carroceria de ônibus fabricado pela Nielson na década de 70 e início da de 80 que tinha como caracteristica ter 4 "quedas" (desniveis) na parte da frente do teto e mais 3 na parte de trás.
  • Peso bruto total -
  • Peso por eixo -
  • Porta pacotes - prateleira instalada sobre as poltronas do salão de passageiros a fim de guardar as bagagens de mão dos passageiros.
  • Portas/tampas de bagageiro pantográficas -
  • Reencarroçado - Veículo que rodou por grande parte de sua vida útil com uma carroceria e em determinado momento teve esta trocada por outra mais nova. Entre os principais motivos para esta troca estão o desgaste da carroceria antiga, defasagem tecnológica e destruição da carroceria original em um acidente de trânsito.
  • Romeu & Julieta - Veículo para transporte de passageiros que combina um ônibus convencional adicionado de um reboque também encarroçado como ônibus. Esta é uma solução antiga que tentava ajustar o tamanho do ônibus à demandas variáveis em certas linhas.
  • Salão de passageiros -
  • Toco -> ônibus dotado de apenas dois eixos.
  • Trucado -> ônibus dotado de três ou mais eixos.
  • Vidros Colados -
  • Vidros fixos -
  • Ônibus (em Portugal auto-carro) - Do latin omnibus (tradução: "para todos") é um veículo cuja principal função é o transporte de grande quantidade de passageiros por via terrestre com rodagem sobre pneus.